O cloreto de polivinila (PVC) é um dos polímeros mais usados no mundo. Devido à sua natureza versátil, ele é amplamente utilizado em uma ampla gama de aplicações industriais, incluindo o uso generalizado na construção civil, transporte, embalagem, bem como em aplicações elétricas / eletrônicas e de saúde.

Trata-se de um material muito durável e resistente. Além disso, é rígido e flexível, sendo encontrado em diferentes cores. Embora os plásticos pareçam muito semelhantes no contexto de uso diário, o PVC tem características completamente diferentes em termos de desempenho e funções em comparação com outros plásticos. 

Saiba agora 5 coisas sobre o PVC que você ainda não sabe!

1 – Primeira patente

A primeira patente de um processo de polimerização para fabricar PVC foi concedida ao inventor alemão Friedrich Klatte em 1913, sendo que esse material está em produção comercial desde 1933. Esse polímero representa hoje cerca de 20% de todo o plástico fabricado no mundo, perdendo apenas para o polietileno.

2 – Propriedades de retardamento de fogo

A classificação oficial de inflamabilidade do PVC é UL 94 V-0, o que significa que é considerado um material autoextinguível.

Embora o PVC possa queimar (a maioria das coisas queimam quando ficam quentes o suficiente), ele não pega fogo facilmente. Uma exceção entre os plásticos de uso geral, o PVC é inerentemente resistente ao fogo, pois contém mais de 50% de cloro.

Quando os produtos feitos com esse material são queimados, o craqueamento térmico produz gás cloreto de hidrogênio, que permanece na superfície externa, evitando a propagação do fogo.

O gás também é detectável por seu odor altamente desagradável, mesmo em concentrações bem abaixo daquelas que podem ser prejudiciais à saúde. Este recurso permite a detecção precoce de um incêndio.

Outras vantagens desse material são que ele libera menos calor de combustão do que outros plásticos, inibindo assim a propagação do fogo.

A queima desse polímero produz uma estrutura carbonácea expandida. Esta estrutura forma uma barreira térmica que protege as suas outras partes. Em alguns casos, como em tubos, o PVC pode até impedir a propagação do fogo.

3 – Durabilidade

Em condições normais de uso, o fator mais influente em afetar a durabilidade de um material é sua capacidade de resistir à oxidação. O PVC é altamente resistente às reações oxidativas, mantendo assim seu desempenho por um longo tempo.

Outros plásticos de uso geral com estruturas feitas apenas de carbono e hidrogênio são mais suscetíveis à deterioração por oxidação em condições de uso prolongado.

As características técnicas do PVC, aliadas à qualidade do material utilizado pelo fabricante e ao método de instalação, são a chave para que ele proporcione as melhores condições de durabilidade.

Veja também: Diferenças entre as esquadrias de PVC e alumínio

4 – Alta resistência à tração

A resistência à tração é a capacidade de permanecer intacto ao ser puxado em direções opostas. Por causa das fortes ligações encontradas na estrutura química do PVC, ele não se quebra facilmente. A taxa de quebra desse material é significativamente menor em comparação com um tubo de ferro fundido.

5 – Segurança

O PVC é um material difícil de quebrar. Em comparação com a madeira, ele é resistente e muito mais confiável.  Como resultado, ter uma porta fabricada com PVC em sua casa ou escritório fornecerá uma camada extra de proteção.

Um dos principais benefícios do seu uso é que não apodrece e nem mesmo pode sofrer o ataque de cupins como acontece com a madeira. O PVC também é resistente à corrosão, o que torna-o extremamente duradouro.

Veja também: Principais benefícios do uso de portas deslizantes de PVC

PVC é um termoplástico

O termo “termoplástico” significa que ele pode ser moldado com o uso de calor. Isso facilita bastante o trabalho. O PVC é aquecido para torná-lo mais macio, assim as moldagens pretendidas são feitas e depois basta deixá-lo esfriar para endurecer.

Em termos gerais, esse material também é considerado bastante seguro quando usado em estruturas para habitação humana. Além disso, não emite nenhum componente tóxico em temperaturas normais.

Esquadrias de PVC você encontra na Fin

A Fin Esquadrias é especializada na fabricação de Esquadrias de PVC e Portas Internas. Oferecemos produtos com total qualidade para garantir a satisfação dos clientes. Localizada em Flores da Cunha, atende toda a Serra Gaúcha, a região da grande Porto Alegre e do litoral gaúcho.